Nas listas de discussão sempre aparecem novatos perdidos, sem saber por onde começar e invariavelmente nos primeiros posts diz:

Alguém aí tem um livro, ou um tutorial, em português, para indicar?

Bom, finalmente a resposta vai ser sim! Agora existe um livro em português que ensina o Pentaho passo-a-passo!

Foi lançado hoje, dia 20/04/13, no evento Pentaho Day em Fortaleza, o livro Pentaho na Prática, o primeiro livro sobre Pentaho em português na Amazon.com.br (e em todas as outras, aliás:)

http://www.amazon.com.br/Pentaho-na-Prática-ebook/dp/B00CEQFDU0

O Livro

É uma edição Kindle, sem previsão de lançamento em papel, com 12 capítulos e vários apêndices, dedicados a ajudar o leitor a executar um projeto de BI com Pentaho de ponta-a-ponta. Ele inclui da configuração dos programas a dashboards, passando por ETL, relatórios, OLAP, metamodelos etc.

Os três autores ministraram cursos de Pentaho muitas e muitas vezes, e dão plantão no fórum nacional e internacional de Pentaho há anos. Por isso decidimos por uma abordagem que ajudasse o profissional autodidata, que tem disposição para investir no estudo da plataforma. Por isso, ao invés de documentar as principais funcionalidades da plataforma com exemplos, como é feito no grande e pioneiro Pentaho Solutions, decidimos seguir uma trilha de raciocínio, que mostra como atender as necessidades de BI de uma empresa típica, de ponta-a-ponta.

No livro você será apresentado a uma empresa fictícia que precisa ter acesso aos dados de seu sistema transacional para poder alavancar todo seu processo de decisões. A partir dessa premissa vamos mostrar como:

  • Montar rapidamente um protótipo para validação da necessidade;
  • Desenhar um Data Warehouse simples, com…
  • …o passo-a-passo para implementar um processo de ETL;
  • Entregar relatórios pré-fabricados, adhoc e cubos OLAP;
  • E montar um dashboard com CDE.

Isso tudo com instruções detalhadas e testadas, em etapas ricamente ilustradas (eu sempre quis dizer isso :-) .)

O que é isso, Companheiro?

O livro mostra como fazer muita coisa, mas para isso precisa de muita coisa também. Precisa de scripts, bases de dados de exemplos, instalação e configuração de programas acessórios como Java e Postgres etc. Daria para encher outro livro só com os assuntos paralelos.

Para melhorar a experiência de nosso leitor, criamos um site companheiro (do inglês companion site) que já vai trazer o máximo possível de coisas prontas.

No Prelo

Este é um trabalho em finalização, que foi lançado sem todos os capítulos para aproveitar o Pentaho Day que rolou hoje. Quem comprar um exemplar do PnP de hoje até a data de disponibilização da edição completa, 01/07/13, vai receber a atualização sem nenhum custo extra.

Até lá, quem tiver curiosidade de saber como o livro é, pode baixar esta versão de degustação do capítulo 3. A versão final deste capítulo terá ainda o passo-a-passo para traduzir o BI Server, configurar logs e mais algumas coisas.

Dream Team

Esse livro é filho de Fábio de Salles, este que vos fala, de Caio Moreno de Souza, nosso querido Prof. Coruja, e Cesar Domingos, um grande amigo, que eu conheci quando ele ainda trabalhava na IBM do Software Livre, a 4Linux. São dois caras bacanas, gente finíssima e que já quebraram muita pedra com o Pentaho.

Depois de algum tempo ministrando o curso de BI com Pentaho que eu havia criado para a 4Linux, eu pensei em escrever um livro – afinal, já tinha plantado uma árvore e estava no segundo filho. Na verdade, eu já não me lembro mais, mas eu acredito que a idéia do livro veio mesmo foi do Cesar.

O fato é que eu discuti a idéia com ele, que me deu o incentivo fundamental para eu criar coragem de começar o livro. Imagine, justo eu que sabia tão pouco, escrever um livro com coisas óbvias… No final das contas ele me apresentou a uma editora, que já havia publicado livros seus. Eu não conhecia nada desse mercado, e ainda me sentia inseguro. Eu não queria estar sozinho e decidi convidar o Cesar, que sempre foi um cara inteligente e legal, para ser co-autor. Não apenas ele já tinha livros publicados, mas ele sabia coisas de Pentaho que eu não entendia muito bem, como a configuração do Tomcat e do Apache, além de uma renca de outras coisas que no final das contas fazia com que ele visse o Pentaho com olhos bem diferentes dos meus.

Fomos quicando com a editora, tentando negociar algum contrato, até que um dia eu percebi que o Caio precisava fazer parte do projeto. Eu estava coletando material e organizando os capítulos e vi que uma parcela importante do que eu pretendia colocar no papel tinha sido criada, organizada e publicada pelo Caio. Tradução, dashboards, configurações, dicas, macetes etc. etc. etc. O Caio já era parte do livro, de um jeito ou de outro. E trabalhar com ele, quem já trabalhou, sabe, é empolgante. Eu não tive dúvidas: conversei como Cesar e topamos convidar o Caio para se juntar a nós.

Mais do que uma marca na minha vida profissional, mais que uma realização pessoal, trabalhar no livro precisava ser, acima de tudo, uma coisa divertida, motivadora, empolgante, e o Caio e o Cesar eram a parte que faltava. Não esperamos ganhar dinheiro com o livro – afinal, vivemos no Brasil – mas uma coisa nós buscamos e já conseguimos: estamos nos divertindo horrores!! :-)

Espero que vocês gostem. ;-)

Adendo

Estamos desativando o plugin que bloqueava o site companheiro antes do lançamento. Até vocês podem acessar os scripts nestes links:

17 comentários sobre “Novo Livro: Pentaho na Prática

  1. Olá Fábio, comprei o livro pela Amazon, porém, ao tentar acessar o site http://www.pentahonapratica.com.br para baixar os arquivos não consigo, pois não tem uma opção de cadastro, apenas acesso para usuários cadastrados e para recuperar a senha.
    Por gentileza, poderia me ajudar?
    Obrigado.
    BTW, o livro é muito bacana! Parabéns! A falta de um livro em português não será mais sentida!

    1. Givanildo, obrigado por adquirir um exemplar, que bom que você gostou dele – esperamos que ele lhe seja útil. Nós instalamos um plugin que bloqueava o acesso público antes do lançamento, que deveria ter sido desativado. Eu verifiquei o site e ele ainda está “fechado.” Já estamos providenciando a abertura. Enquanto isso visite o post novamente: eu coloquei links diretos para os arquivos nele.

  2. Fábio, agradeço pelo retorno. Já estou baixando os arquivos. Muito Obrigado!
    Ah, já li todos os capítulos disponíveis. Muito bom o material. Vocês estão de parabéns! Mal posso esperar o lançamento dos demais em Julho! Com certeza será muito útil para todos que estão iniciando no universo Pentaho.

    1. Obrigado pelo interesse, Miquéias. Houve um problema de formatação na última atualização e a Amazon.com retirou o livro temporariamente. Estamos trabalhando para solucioná-lo. Assim que tudo estiver de volta à normalidade vamos anunciar em nossos blogs, páginas do Facebook e Linkedin.

  3. Ola Fabio de Salles, Comprei o livro de pre-lançamento, que possue 5 capitulos e que em teoria 01 de julho estaria disponivel a versão final com 12 capitulos, como faço para atualizar isso no kindle ? Ou ainda não esta disponivel ?

    1. Fadel, obrigado por comprar o livro. Estamos nos esmerando para que o produto final esteja à altura do título – e que ele traga o que nós aprendemos praticando. Isso nos obrigou a estender o prazo em um mês, e a data-alvo hoje é primeiro de agosto. Tivemos uma grande resistência em alterar a data, mas a alternativa era um livro que não traria o que acreditamos valioso para nosso leitor, e por isso mudamos.

    1. Fadel, eu terminei a redação nesta quarta-feira 31/7, e a nossa editora está finalizando o pacote para subir na Amazon. Espero que consigamos fazer isso ainda hoje. A partir dai a Amazon pede 12 horas para disponibilizar as mudanças, mas costuma levar menos tempo – ou seja, provavelmente amanhã à noite. Não deixe de acompanhar as notícias no site companheiro: http://www.pentahonapratica.com.br/portal/

  4. segundo o site http://www.pentahonapratica.com.br/portal/ ja esta atualizado o livro a mais nova versão, e la li que diz qeu demora 10 dais para atualizar uma versão digital de um livro ? nao e de mais e logo como vou saber quando atualiza ? e qual o procedimento para fazer-lo ? O Pior de tudo e nos que apostamos no livro de forma atecipada, estamos sendo prejudicado de não conseguir a informação atualizada, e o pessoal que compra hoje ja consegue ?

    1. Fadel, lamento o inconveniente duplamente – por você não conseguir atualizar sendo um leitor especial, um apoiador de primeira hora. Eu sou usuário Kindle há uns dois anos e meio, e pude sentir que a atualização tem suas sutilezas. Eu pude sei funciona – a cópia que minha esposa comprou foi atualizada (manualmente) – e estou cobrando ajuda deles. Costumam responder em menos de um dia, e talvez tenhamos uma resposta ainda antes do final do dia.

  5. Acho que desistiram do livro. Vou lá comprar e sempre tem uma mensagem dizendo que não está a venda e que está com problemas… e isso já tem um bom tempo….

    1. Leo, obrigado pelo interesse. Desistir não desistimos, mas nós temos uma vida meio corrida, e o livro (como um filho, posso te dizer com segurança) demanda muito trabalho. A primeira versão foi editorada com uma combinação de softwares que deixou muito caco pelo caminho. Nós achamos um novo software, perfeito para o trabalho, mas refazer o livro inteiro nele dá muito trabalho. Eu pretendia ter a nova versão em março do ano passado, e ainda não cheguei lá. O livro está bloqueado pela Amazon por conta de vários pequenos erros, que daria tanto trabalho corrigir quanto refazer. Lamentamos o inconveniente. :-(

  6. Olá Fabio, você tem o material que foi bloqueado ainda, não? Muitos autores lançam ebooks no site juliobattisti.com.br enquanto não possuem edição impressa. Depois quando fica pronta a versão impressa, você poderá lançar nesse mesmo site, negociando com o desenvolvedor ou publicá-lo da forma como preferir e for mais rentável. A preocupação de nós usuários e leitores é que a informação não publicada, ficará obsoleta com o passar dos anos, pela mudança de versões da aplicação e você, perderá a receita pela venda… ou seja, os dois lados saem perdendo e pelo trabalho já despendido por você, seria injusto. Pense nisso… Abraço e sucesso!

    1. Sérgio, muito obrigado pela dica e pelo incentivo. Eu vou procurar me informar mais sobre esse site e postarei aqui quaisquer novidades. De maneira geral, porém, eu concordo plenamente contigo: todo mundo perde quando um livro sai de circulação. Valeu pela força! ;-)

Deixe um comentário