Sendo formado em Física, um campo do conhecimento humano pesadamente dependente de teoria, eu tenho uma tendência a avaliar o mundo de um ponto de vista mais conceitual. Naturalmente eu carrego esse viés científico a tudo, inclusive e especialmente para BI. Sendo BI uma coisa tão abstrata e poderosa, eu não poderia deixar de tentar entendê-lo conceitualmente.

E desde cedo eu comprei uma briga besta: relatório adhoc não tem nada a ver com OLAP.

“É óbvio que não, Fábio, duhn!” dirão vocês, meus inteligentes leitores. Mas não é o que o mercado vê. E vamos ser francos, honestos e diretos: o cliente vê a ferramenta em 90% dos casos. Tem gente que acha que DW é dispensável, para vocês terem idéia. Então não, não é óbvio não – ao menos não para aqueles que tomaram contato com BI da mesma forma que a maioria toma contato com a medicina: pela ferramenta, pelo remédio para dor.

E porquê eu volto nesse assunto fútil novamente? Bolas, porque eu usei a cabeça: eu sei que a MicroStrategy, assim como o SAS, a Microsoft e a IBM, tem um servidor OLAP. Fui olhar a brochura e fiquei espantado com a semelhança entre a oferta OLAP deles e o Pentaho. Veja a figura abaixo e me diga qual software a gerou:

OLAP_MicroStrategy_01
A imagem acima foi feita pelo: [ ] jPivot [ ] MicroStrategy [ ] Saiku
Essa é fácil. E essas duas?

OLAP_jPivot_01
A imagem acima foi feita pelo: [ ] jPivot [ ] MicroStrategy [ ] Saiku
OLAP_Saiku_01
A imagem acima foi feita pelo: [ ] jPivot [ ] MicroStrategy [ ] Saiku

Bom, deixando a pirotecnia de lado, vamos ao que interessa: há uma grande diferença entre um relatório e uma visão de um cubo OLAP. Não apenas na aparência, mas na funcionalidade, na forma como ele responde e o que ele te permite fazer. E não é, não, tudo a mesma coisa. Coisas que um cliente consegue com o OLAP não consegue com um relatório – tempo de resposta médio de 5s é um deles, hierarquias são outra.

A MicroStrategy vende o OLAP Server como um módulo a parte, sendo que no Pentaho isso vem embutido já na versão comunidade e é o mesmo usado pela edição paga. Mais: cache, performance, navegação, combinação de elementos dos cubos e entre os cubos – a oferta da MicroStrategy tem muitas coisas iguais ao Mondrian.

Espero ter posto esse assunto em um novo nível: existe relatório, adhoc, a priori, akcta4; e existe OLAP. Não são a mesma coisa, ponto.

Estou lendo o OLAP Solutions, e um dia eu devo voltar ao assunto com mais embasamento e discutir as diferenças com mais propriedade. Até lá!

Apenas para não restar dúvida: não estou dizendo que um produto é melhor que outro, estou apenas destacando o fato que OLAP todo mundo oferece, e que é diferente de relatórios. Tanto é assim que a própria MicroStrategy tem um produto só OLAP, e não é o Intelligent Server. Eu tenho uma grande admiração pelo MicroStrategy e, de maneira geral, por todos os players do mercado de BI. Eu não sou tonto de entrar em discussão boba sobre quem tem o maior AdHoc… ;-)

4 comentários sobre “Relatório não é o mesmo que OLAP

    1. É verdade, eu tirei um espinho do meu pé. De novo, o Problema Zero é a causa disso: o que é que o cliente precisa? Não que ele quer, não o que ele pediu, mas aquilo que vai resolver a vida dele. Tudo se resolve quando se entende isso.

      1. Aprendi uma coisa com minha ex-chefe: “O cliente nunca sabe o que quer”. Ns trabalhvamos com informaes gerenciais… E a ideia era sempre entender o pedido, e fazer do jeito certo.

      2. Sabe, depois de um treinamento de vendas chamado Solution Selling, eu esculpi a minha máxima em vendas: “O cliente nunca sabe o que quer. Ele sabe o que precisa fazer, mas não o que quer.” Tanto que eu sempre repito isso por aí…

Deixe uma resposta

