Sempre que alguém chega ao blog por meio de uma busca na web, o WordPress.com registra o termo que resultou nesta busca. Ontem, por exemplo, estava lá o seguinte:

Top Searches

dw dimensão data semana exemplo,
livro como criar datawarehouse,
diferença entre sas e microstrategy,
controle de chaves planilha

Ora, pensei eu, diferença entre o SAS e o MicroStrategy? Por quê não? Semana que vem eu trarei a última parte da série Logs do PDI, com a consulta que dá a árvore de jobs e transformações. Hoje eu vou comentar sobre sobre como se comparam essas ferramentas.

Ferramentas & BI

Quem acompanha o blog sabe que eu tenho uma queda, um tombaço, por conceitos. Sou Físico, adoro teoria, não posso fazer nada.

Mas,por mais que eu reforce a importância dos conceitos para resolver um problema da melhor forma possível, no final do dia são as ferramentas que materializam os resultados. Tão importante quanto conhecer a teoria é saber quais são as ferramentas, como elas funcionam e como se relacionam aos conceitos.

O post de hoje vai começar explicando o básico da diferença entre MicroStrategy e SAS, e depois vai classificar as ferramentas mais famosas em categorias mais ou menos óbvias. A intenção não é chover no molhado, mas ser um recurso simples e rápido a quem tem pressa de entender essas diferenças.

A minha definição de BI é “a aplicação do método científico aos dados de uma empresa”. Para que isso aconteça precisamos preparar os dados e depois explorá-los. Ou seja, grosso modo, há duas grandes atividades em BI:

  • Juntar dados;
  • Analisar dados.

Portanto, essas são as duas grandes categorias de divisão de ferramentas em BI.


O MicroStrategy pertence exclusivamente à segunda categoria, análise de dados. O SAS pertence a ambas categorias: ele serve para acumular e analisar os dados.


O MicroStrategy

Se você examinar a página da plataforma MicroStrategy, vai notar que, logo no começo, há os seguintes dizeres:

With out-of-the-box gateways and native drivers, MicroStrategy makes it easy to seamlessly connect to any enterprise resource, including databases, mobile device management (MDM) systems, enterprise directories, cloud applications, physical access control systems, and more.

Traduzindo livremente:

Com conectores prontos e drivers nativos, o MicroStrategy facilmente conecta-se a qualquer recurso corporativo, incluindo bancos de dados, sistemas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), diretórios corporativos, aplicações em nuvem, sistemas de controle de acesso físico e mais.

Se você seguir o link para saber mais, vai ver a mesma mensagem, apenas com outras palavras.

Apesar de eles até comentarem sobre dados e tal, no fundo o MicroStrategy não mexe com os dados de origem. O que o MicroStrategy faz, e faz muito bem por sinal, é servir um monte de tipos de visualização de dados, em um monte de meios diferentes, a partir de um monte de fontes de dados. Ele faz praticamente tudo que existe para ser feito em termos de visualização, exploração de dados e distribuição de resultados. Mas o MicroStrategy não integra dados e não faz Data Mining.

O SAS

O SAS é uma suite composta pelo Sistema SAS e diversos produtos periféricos. O SAS entrega tudo que o MicroStrategy entrega, com um pouco menos de “ooohhhh”, claro, e ainda faz integração de dados e Data Mining.

SAS significa Statistical Analysis System, e foi desenvolvido para atender uma necessidade do governo dos EUA. Seguindo a fantástica tradição norte-americana de unir Ciências e Negócios, esse software acadêmico cresceu e virou um produto de sucesso. Por mais de quarenta anos ele tem evoluído e, hoje, SAS é “A” empresa de BI, e a suite SAS é “O” software de BI, contra o qual o mercado inteiro é medido. (Não que o mercado saiba disso, claro. ;-) Não adianta – eu sou fã do SAS.)

O SAS possui um produto para ETL, um para limpeza de dados, um para Data Mining, um para OLAP, um cliente OLAP, ferramentas de relatório, de painéis (afff…), um para etc. etc. etc….

A página de produtos, para você ter uma idéia, lista as coisas por ordem alfabética. Para não soterrar o interessado em specs sheets sem fim, eles também oferecem uma página de soluções, organizada por indústrias – 23 atualmente.

O SAS é muito mais que só uma ferramenta disso ou daquilo. Ele é um software capacitado a implementar e executar a estratégia de BI de empresas de qualquer porte ou setor. Essa é sua força e sua fraqueza – já já veremos porque.

Laranjas e Maçãs

Trocando em miúdos, SAS e MicroStrategy não se comparam diretamente. Assim como SAS e Informatica, SAS e SPSS. Porém podemos comparar:

Não é fácil comparar os produtos do SAS com os outros. Eu já não mexo no SAS há uma década, e não posso afirmar nada hoje. Porém, na comparação direta, na cara do cliente, o SAS tinha uma dificuldade grande em lidar com a concorrência porque cada fornecedor estava em um nicho, mas o SAS estava em todos. A idéia do SAS é vender soluções, que levam o cliente a ganhar dinheiro. Quando o cliente não quer saber de solução, mas precisa apenas comprar uma ferramenta de visualização de dados, o SAS perde parte do seu apelo de plataforma integrada e tal. Perdi várias vendas para o MicroStrategy, simplesmente porque ele era mais fácil de usar e mais bonito. Mas também nunca perdemos uma venda de solução, na qual resolvíamos um problema do cliente – coisas “banais” como estancar a perda de um milhão de clientes por mês, ou otimizar mala-direta de milhões de dólares por campanha. ;-) Nada de relatório ou painel.

Tudo Vs. Tudo

De maneira geral, as ferramentas do mercado atual classificam-se nestas categorias:

  • Integração de Dados:
    • SAS Data Management;
    • Informatica PowerCenter;
    • Pentaho Data Integration;
    • Microsoft Data Integration Services
    • Clover ETL
    • Talend
  • Data Stores
    • Oracle, MS SQL Server, Postgres, MySQL
    • Teradata, Vertica, MoneDB
    • MS SQL Server Analysis Services
    • Hadoop
  • Data Mining
    • SAS Enterprise Miner
    • SPSS
    • RapidMiner
    • R, Weka
  • Visualização
    • SAS Visual Studio, SAS/GRAPH, SAS/OR, SAS/etc…
    • MicroStrategy
    • BO (agora da SAP)
    • Pentaho OLAP, Relatório, Relatório AdHoc e painéis
    • QlikView
    • Tableau

Há um mundaréu de produtos e eu, com certeza, deixei vários de fora. A idéia, como eu disse no início, é só dar uma base para consulta rápida, que te mostre ao menos o caminho, a direção na qual seguir para estudar mais.


Repare que o SAS e o Pentaho aparecem em todas as categorias (Weka é parte do Pentaho), exceto Data Store. Isso é uma feliz coincidência: o Pentaho é, no fundo, um SAS open source.


Concluindo…

…uma comparação minuciosas entre quaisquer produtos do mercado de BI tende a ser muito complicada. Vários produtos possuem similaridades que justifiquem colocá-los como concorrentes, mas nem sempre dá para fazer uma comparação 1 para 1. Na verdade, raramente dá. Se você precisa se decidir entre um produto e outro, tente pelo menos levar em consideração a estratégia da empresa e o futuro que vocês planejam.

Até a próxima. ;-)

3 comentários sobre “Diferença Entre SAS e MicroStrategy

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s