Semana passada, precisamente dia 21 de janeiro de 2016, meu grande amigo Gerson Tessler me ligou. “Cara”, ele veio falando, “você viu o plugin de self-service BI da SPEC INDIA?”

Eu tinha visto os dois até, para ser sincero, mas ainda não havia testado nenhum:

Os dois plugins da SPEC INDIA no Marketplace.
Os dois plugins da SPEC INDIA no Marketplace.

“Instala e me liga!” Ok, Gerson, fica frio, eu vou instalar. Que agitação, só um plugin…

Uau.

A primeira coisa que nós pensamos foi “deve ter uma licença limitada, que expira e depois precisa pagar para continuar usando”, ou então que tinha alguma pegadinha. Não era razoável supor que fosse gratuito, na boa, sem “letras miúdas” na licença.

O Self Service BI Plugin, da SPEC INDIA, é um editor de dashboards para o BA Server que imita o Dashboard Designer da versão enterprise do Pentaho. Sua qualidade mais notável é dispensar (quase) completamente qualquer tipo de conhecimento baixo nível para começar a usá-lo. Por exemplo, eu levei menos de 20 minutos entre instalar o plugin, fuçar um pouco e criar esse painel:

Meu primeiro painel com o plugin: facilidade análoga à versão enterprise.
Meu primeiro painel com o plugin: facilidade análoga à versão enterprise.

Em resumo:

  • Crie consultas OLAP com o Saiku, e salve-as;
  • Crie um novo pinboard acessando o novo menu Self Service BI. Pinboard é a gíria da SPEC INDIA para dashboards;
  • Usando a engrenagem no canto esquerdo superior do novo pinboard, defina o layout dos quadros do painel;
  • Em cada painel clique no ícone de lápis e selecione as consultas Saiku. Escolha o tipo de gráfico e salve;
  • Depois… mais nada, era só isso mesmo.

O resultado é um painel estático, mas mesmo assim, para quem, como eu, ainda não é fera em CSS e HTML, é um feito e tanto! E o plugin oferece muito mais recursos que só isso: prompts, gráficos independentes, parâmetros, consultas SQL etc. etc. Você também pode criar um pin individual e salvá-lo, para reaproveitar em outros pinboards. Na boa, é um avanço e tanto para a comunidade de usuários do Pentaho! É injusto comparar o trabalho deles com outros da comunidade, até porque o deles só foi possível graças aos esforços de muitos outros grandes personagens da comunidade, mas com certeza a SPEC INDIA estabeleceu um novo marco na história do Pentaho. É uma boa notícia saber que eles são parceiros da Pentaho!

Mas nem tudo são rosas – ou eram. O Gerson me procurara não só para mostrar como esse plugin era legal, mas também porque estava dando pau: os pinboards salvos não estavam abrindo. Conseguíamos criar um novo painel, configurá-lo bonitinho, mas ao gravá-lo algo acontecia e não dava mais para abrir o painel nem para editar, nem para rodar. Bug chaaato…

Bom, eu fiz o que qualquer cara sem noção faria: acessei o site deles, achei o botão “contact us” e mandei um e-mail, perguntando educadamente como eu poderia conseguir suporte. A resposta foi tri-bacana:

Ketul Sheth é um cara de ação.
Ketul Sheth é um cara de ação.

Sendo um sujeito dolorosamente franco, eu expliquei à ele que não daria para fazermos negócio:

A voz da verdade nunca fez caridade. Grande Barão Vermelho!
A voz da verdade nunca fez caridade. Grande Barão Vermelho!

E não é que o Ketul é mesmo um homem de ação?

Ele sugeriu um WebEx dia 25, que eu recusei porque era feriado em São Paulo, e sugeri o dia seguinte, 26/jan. Não deu: era feriado na Índia (Dia da República Indiana!) Acabou ficando para quarta-feira, 28 de janeiro, 8H30min em São Paulo, 16H30min na Índia.

Montamos o WebEx e a primeira pergunta que eu fiz, depois de agradecer profusamente, foi: porquê? Por quê criaram esse plugin? Uso interno? Vão vender?


“Nós vimos que, das opções livres atualmente à disposição, nenhuma era tão fácil de usar quanto o Dashboard Designer (enterprise), e resolvemos contribuir com a comunidade oferecendo esse plugin.”


:-O

Eles vão usar o plugin para entregar os próprios projetos e tal, o Ketul falou, mas a meta é mesmo entregar um novo plugin para a comunidade Pentaho.

Passado o choque, caímos no trabalho. Compartilhei minha tela com eles que – A MEIO MUNDO DE DISTÂNCIA, DA ÍNDIA – assumiram o controle e fizeram alguns testes. Ao final, salvaram um pinboard, que eu exportei do BA Server e mandei por e-mail para eles. Isso foi quarta-feira de manhã. Ontem, quinta-feira dia 28/01/2015, antes do meio-dia aqui no Brasil (quase 20H00min na Índia), veio este e-mail:

Hey, man! All done, man! Try it again!
Hey, man! All done, man! Try it again!

Arre égua! Duplo arre égua! Subimos o servidor novamente, atualizamos o plugin diretamente no Marketplace, rebootamos o BA Server e voi-là! Funcionou!

3.1 E Agora?

Eu sugeriria, a vocês que apreciaram o esforço deles, que instalem e testem esse plugin no seu BA Server. Se não pela curiosidade, então para não deixar de conhecer um excelente produto. Lembrem-se apenas que é uma das primeiras versões, e novos bugs ou problemas podem aparecer.

Se tudo der certo, por favor, visitem a página da SPEC INDIA e deixem-lhes uma notinha de incentivo, ou comentário de agradecimento ou pura e simplesmente um breve reconhecimento do trabalho deles. Se você não sabe inglês, não se grile: escreva em português mesmo e cole este link no começo da sua resposta https://bit.ly/1Trd9hM. É um post em inglês, aqui no blog, explicando que eles receberam uma nota de gratidão de alguém da comunidade brasileira de Pentaho.

Aqui tem dois vídeos para ajudá-los a testar o plugin:

Guys, keep the excelente job! We own you one! :-D

2 comentários sobre “Novo Plugin Pentaho BA Server: Self Service BI

    1. You are welcome, Ketul. We were most impressed by your availabilty and willingness to help, so thank effusively. We wish a successfull year to you and SPEC INDIA.

      Aos patrícios: o Ketul deixou um agradecimento pelo reconhecimento público do apoio que eles prestaram, e que ficariam felizes em ajudar quando preciso for.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s