Sabem aquelas modas que borbulham de vez em quando? Então, Mobile BI é uma destas. Alguém viu alguma empresa usando Mobile BI por aí? Eu perguntei entre meus amigos e conhecidos da área, mas nenhum sabia de qualquer projeto na própria empresa ou em outra. Como meus contatos na indústria de BI não são poucos, mas estão longe de representar tudo, eu resolvi abrir a pergunta a mais gente. Fui ao LinkedIn e postei, apenas em fóruns nacionais, a mesma pergunta:

Sua empresa usa Mobile BI?
Sua empresa usa Mobile BI?

Postei-a nestes grupos:

  1. BI Brasil;
  2. Business Intelligence (BI) – Brasil;
  3. BI Open Source;
  4. Brasil BI Networking;
  5. Pentaho Brasil;

Se você estiver em algum deles, os links te levarão à questão.

Sabem quantos projetos de Mobile BI eu descobri?

Zero. Ditch. Rien.

Em três meses de pergunta no ar, eu ganhei UM LIKE – da minha querida esposa – e MAIS NADA. Nenhum comentário, like, nada vezes nada vezes nada. Menos do que quando eu perguntei “o que é Data Discovery?“.

Há duas conclusões possíveis:

  1. Existe um número de projetos de Mobile BI no Brasil, mas eu não fui capaz de encontrá-los com uma pesquisa tão rasante. (Pode ser que eu não tenha atingido o público-alvo, talvez esse público não esteja no LinkedIn ou no meu círculo, ou simplesmente ninguém quis se dar ao trabalho de me responder.)
  2. Existem tão poucos projetos de Mobile BI – se existir ao menos um – que o extrato capturado pelo LinkedIn é insuficiente para encontrá-los.

Mas há uma terceira conclusão inevitável: a onda de Mobile BI passou e não deixou marca tangível. Alguém sempre comenta algo, ou pelo menos gosta da perguntas que eu faço. Eu não tenho nenhuma importância no mercado brasileiro de BI, sou só um blogueiro bocudo, mas mesmo assim eu não sou invisível. Todos os meus posts têm, pelo menos, algumas (mais de uma) curtidas e/ou um comentário. O fato de eu conseguir passar completamente em branco (amo minha esposa, mas ela não conta!) é um tipo de achievment, não? Sei lá, Ghostly Writing ou Haunted Post

;-)

Deixe um comentário

