Já tem algum tempo que eu superei a – oh! – dúvida cruel acerca de adotar ou não um Data Vault. Para você não ter que ler minha epifania, que é longa pra dedéu, eu finalmente concluí que sim, adotar um Data Vault traz muitas vantagens reais. Com isso superado eu segui adiante e comecei a implantar Data Vaults em pequenos projetos experimentais e a ajudar amigos a implantar DVs em suas empresas. Até mesmo produzi um treinamento inédito para criar DVs usando apenas Software Livre.

Como todo bom neurótico, eu sempre acho que não fui muito claro, que sempre dá para melhorar – ou ao menos para simplificar. E olhem só o que eu encontrei: um vídeo sobre uma ferramenta muito interessante, o BIML. Neste vídeo, antes da demonstração do BIML propriamento dito (que é uma linguagem markup para BI), aparece um slide aí pelos 4’40”:

Snapshot do vídeo mostrando os bullets sobre Data Vault.
Snapshot do vídeo mostrando os bullets sobre Data Vault.

Ele sumaria os pontos que respondem à minha (antigamente eterna) – oh! – dúvida cruel: adotar ou não adotar um DV, e por quê, eis a questão.

Eu transcrevi e tentei traduzir os bullets acima:

Usando-se um modelo Data Vault, o Data Warehouse:

  • Absorve mudanças mais prontamente (mais ágil;)
  • Responde bem ao surgimento de novas origens de dados (construção incremental;
  • Gerenciamento histórico em fatias temporais inato (historiamento;)
  • Provê rastreamento completo até a fonte dos dados (auditabilidade;)
  • Cresce e adapta-se com impacto mínimo, sem silos (TCO reduzido;)
  • Integra, alinha e reconcilia os dados (integração corporativa;)
  • Rastreia, gerencia e reporta sobre situações excepcionais (provê um loop para feedback.)

Eu não consegui traduzir tudo – sobrou o “loop de feedback”. Eu achei que laço de retroalimentação não estaria ajudando. Mas enfim…

Cada um destes bullets precisaria ser provado para ser aceito, para ser válido, mas minha experiência nestes últimos 10 meses com Data Vault provou para mim todos esses pontos: tudo fica mais fácil, mais rápido, com mais qualidade e mais resiliente. Ainda não achei uma boa maneira de dividir essa prova com vocês, mas vocês sabem como são os neuróticos: uma hora eu vou descobrir, e voltar aqui para contar.

Até a próxima!

2 comentários sobre “Porque Data Vault, Segunda Tomada

  1. Fico aqui me perguntando: quem convencerá quem, primeiro: eu, a que vc use Vertica; ou vc, a que eu use DV (embora uma coisa não tenha, necessariamente, a ver com a outra…). Mais um mto bom post. Parabéns! Abs

    1. Obrigado, Gleison! E eu respondo: você ganhou! Eu já estou convencido a usar o Vertica desde aquela palestra! Eu só não tive muita chance ainda. Eu consegui resolver aquele problema que eu te contei (matemática de conjuntos não é coisa para amadores…) e agora eu tenho uma fato de modestos 14 milhões de linhas, que deve dar para testar. :-)

Deixe uma resposta

