Bom, notícias primeiro:

Em setembro de 2014 a IT4Biz aplicou a primeira turma de Data Vault com Pentaho do Brasil (e, considerando-se o “com Pentaho”, talvez até do mundo.) O cliente da IT4Biz mostrou-se contente com o resultado e comentou que DV tornou-se uma peça importante de sua estratégia, e que vai seguir para implementação de um projeto inicial.

Estou dando a notícia porque o curso foi desenhado e ministrado por mim mesmo. O cliente da IT4Biz é uma empresa brasileira de grande porte. Ela não é a filial de uma multinacional no Brasil, mas uma empresa do Brasil, que aliás é uma multinacional. Ou seja, não é uma empresa de fundo-de-quinta, uma farmácia ou uma padaria.É uma empresa grande, complexa e com um número enorme de variáveis e fatores.

Apesar de o curso ter ocorrido há quase dois meses, eu estava esperando para ver como o material seria usado – ou se ao menos seria usado. Em outras palavras, eu esperei para saber o real impacto que esse novo conhecimento teve para eles:

(…) avançamos bastante. Só pra ter uma ideia, conseguimos chegar no modelo dimensional com um dia de trabalho (+/- 8h), gerando o DV, fatos, dimensões e o cubo preliminar. É claro que precisa de ajustes no modelo. (…)

Em outras palavras: a partir do conteúdo e do material do curso (que inclui templates de transformações, documentos de modelagem e documentação de requisitos etc.), eles conseguiram passar a primeira etapa do projeto em um dia. Isso mesmo: um DW começado em UM DIA, já com uma estrela, com dimensões e tudo. Dê um desconto de duas semanas para revisar e finalizar e me diga se é ou não algo muito poderoso. ;-)

Deep Impact

Bom, como dizia o filme, teve um impacto profundo: entrou como uma dos componentes da arquitetura. Não apenas adotaram, mas estenderam o que foi passado. Claro que eram alunos excepcionalmente competentes e inteligentes, mas não teriam feito nada se o assunto não fosse relevante para eles.

Eu entrei como professor freelancer e como o cliente não é meu, eu não posso dar nenhum outro detalhe. Se minha palavra vale, nesse tempo todo o cliente aplicou o material do curso (que inclui templates de transformações, documentos de modelagem e documentação de requisitos etc.) com maestria e obteve os resultados que buscava.

Se o mercado demandar, talvez a IT4Biz abra outras turmas. Se você tem interesse, manifeste-se para eles: http://www.it4biz.com.br/.

2 comentários sobre “Primeiro Curso de Data Vault no Brasil

Deixe um comentário

