Em um Modelo Dimensional, o recurso mais valioso sem sombra de dúvida é uma boa dimensão Data. Ainda que uma estrela (um conjunto fato-dimensões) seja em si mesma um grande recurso analítico, ela é pouco útil se não agregar a capacidade de analisar os dados contra o tempo.

Kimball comenta o seguinte sobre a dimensão Data:

Kimball comenta sobre a dimensão Data.
Kimball comenta sobre a dimensão Data.

A sugestão é simples e muito prática: baixe este arquivo do site dele, copie a coluna com os INSERTs e cole num terminal SQL. Repare que, no comentário acima, ele ainda menciona a necessidade de se criar uma linha extra, com chave especial (zero?) para os fatos que ainda não tem data.

Usando o Pentaho Data Integration

No meu livro Pentaho na Prática há uma outra forma de se popular uma dimensão data, que é usando esta transformação do PDI:

Transformação para popular uma dimensão Data.
Transformação para popular uma dimensão Data.

Ela gera 10.000 linhas, a partir de 1/jan/1990, com dia da semana e mês, em inglês. Se você quiser traduzir, basta editar o conteúdo dos passos Days of week e Months. Porém, da mesma forma que a planilha do Kimball, essa transformação não cuida do registro zero – você deve inseri-lo manualmente.

Clique aqui para baixar o arquivo. Depois de descompactá-lo e abri-lo com o PDI, você precisa configurar apenas o último passo (figura abaixo: selecione uma conexão, informe o esquema se for necessário, e depois inserir o nome da tabela) e clicar no botão SQL para automagicamente criar a tabela.

Passo de saída para a transformação que popula a dimensão data.
Passo de saída para a transformação que popula a dimensão data.

Essa transformação vem na pasta de amostras do PDI 3.8. Infelizmente, as versões posteriores passaram a vir corrompidas.

7 comentários sobre “Como Criar uma Dimensão Data

  1. Olá,

    Desculpe a pergunta de leigo mas eu tenho algumas dúvidas referente a dimensão data como por exemplo.

    Tenho uma dimensão ‘Pessoa’ para utilizar a dimensão data com a data de registro dessa pessoa devo fazer de que maneira? já que a data de registro que tenho em minha base OLTP está com minutos segundos etc.. e na minha dimensão data eu só tenho a data 00:00:00. Ou estou indo pro caminho errado e não devo fazer a comparação dessa maneira?

    Desde já, Obrigado.

    1. Perguntas de leigos são as mais difícieis, hehe. ;-) Fique à vontade. Eu já respondi no outro comentário, mas só para não deixar nada para trás: sua pergunta vai na direção correta. A hora em uma data que vai ser usada para dimensionamento atrapalha, e precisa ser tratada. Porém, em coluna data, dentro de uma dimensão, essa preocupação não faz sentido. Beleza?

  2. Olá,

    Tenho algumas dúvidas referente à como deve ser utilizado a dimensão data.
    Um exemplo, Tenho uma dimensão ‘Pessoa’ e na minha base OLTP tenho a data de registro de cada pessoa. porém a data de registro que eu tenho na base OLTP tenho horas:minutos:segundos e na minha dimensão data eu só tenho 00:00:00 como eu faria para comparar isso? ou estou indo no caminho errado da idéia da dimensão data?

    Desde já, Obrigado.

    1. Você misturou um pouco as coisas. A data em que o empregado foi contratado não tem nada a ver com a dimensão data. A dimensão data serve para analisar os fatos – e não se relaciona com outra dimensão qualquer.

      Agora, se você quer analisar não apenas a data de um evento, mas a hora na qual ele ocorreu, então você precisa incluir a hora (e minutos e segundos) nas suas dimensões. Normalmente fazemos isso criando uma dimensão Hora, à parte. Normalmente não multiplexamos data e hora na mesma tabela porque isso geraria um mundilhão de linhas. Não apenas pioraria em muito a performance, como ocuparia muito espaço (cada dia ocupa 86400 segundos, vezes 365 dias no ano, vezes uns 10 anos, dá 315.360.000 linhas.)

      Finalmente, se você quer analisar a data de contratação do seu empregado, então crie uma fato que cruze a dimensão Empregado, a dim. Data e a dim. Hora.

      Quanto a tratar a hora ao final da data, para dimensionamento, você precisa quebrar o campo (que tem cara de timestamp, que traz data e hora) em dois outros campos e dimensioná-los separadamente.

      Era isso?

      1. Obrigado pela resposta Fábio, tratei as horas/minutos para ficarem 00:00:00 agora e deu certo, mas uma coisa que eu tenho dúvida e já pesquisei muito à respeito e não sei se ficou exatamente claro, é seguinte: “Eu devo comparar a data da minha base de dados OLTP com as datas da dimensão data para pegar a sk_data. correto?” se não, como devo gerar essa sk_data ?

      2. De nada, que bom que tudo funcionou.

        Quanto à sua pergunta, permita-me uma digressão antes: eu apelidei o processo a que você se refere de “dimensionamento”. Dimensionar é trocar a chave natural, que existe no OLTP, pela chave delegada, que existe no DW. Dito isto, a resposta à sua pergunta é sim, você compara a data da transação com a da dimensão data, e recupera o valor da coluna data_sk para inserir na fato. É assim que você popula a data_sk da sua fato. Agora atente para uma coisa: essa data que você traz do OLTP deve ser uma data de um evento – precisa estar relacionada ao que você quer analisar. É diferente de, por exemplo, uma data que entra como atributo de uma outra dimensão – como a data de contratação de um empregado, que vai na dimensão Empregado. (Você nunca deve ligar duas dimensões diretamente! Isso é chamado de sub-dimensionamento e é um erro em modelos dimensionais.)

        Leia o livro do Kimball. Ele explica direitinho isso lá. (Veja na paǵina https://geekbi.wordpress.com/livros/ deste blog.)

      3. Era exatamente isso que eu queria saber.. muito obrigado Fábio, agora tudo ficou mais claro.. Muito obrigado mesmo!

Deixe um comentário

