Em 7/2/14, Camila Botelho postou uma curiosa pergunta:

Camila pergunta sobre análises em duas hierarquias da mesma dimensão.
Camila pergunta sobre análises em duas hierarquias da mesma dimensão.

Eu respondi com curiosidade:

Eu não sei... ainda! :-)
Eu não sei… ainda! :-)

O teste era simples: primeiro, criar a hierarquia gênero no esquema e, segundo, espetar cliente de novo no cubo. O resultado é este aqui:

Nova hierarquia no cubo Beltrano, mostrando o Cliente espetado duas vezes.
Nova hierarquia no cubo Beltrano, mostrando o Cliente espetado duas vezes.

Até agora, tudo lógico e razoável. Teste de fogo: dá para criar uma análise de Gênero do Cliente por Estado do Cliente? Resposta:

Duas hierarquias cruzadas entre si no Saiku.
Duas hierarquias cruzadas entre si no Saiku.

Sim! A visão da figura anterior está filtrada por tipo de cliente (exibe apenas PF, já que PJ não possui gênero), e em cada eixo (coluna e linha) eu tenho um atributo de cara hierarquia da dimensão Cliente. O Saiku não expôs o nome da dimensão setada com Dimension Usage (Cliente H1 e Cliente H2), mas oferece o cliente duas vezes.

A pergunta que não quer calar é “peraí! A cada hierarquia que eu queira cruzar, preciso espetar a dimensão no cubo de novo?” Bom, se você usar o Pentaho Analyzer (EE), não. Caso contrário, por enquanto, sim. Eventualmente, consultas MDX não possuem essa limitação – indicando que é um ponto a ser melhorado no cliente OLAP, e não no Mondrian:

SELECT
NON EMPTY Hierarchize(Union(CrossJoin({[Cliente H2.Genero].[F]}, {[Measures].[Quantidade]}),
                             CrossJoin({[Cliente H2.Genero].[M]}, {[Measures].[Quantidade]}))) ON COLUMNS,
NON EMPTY {Hierarchize({[Cliente H1].[Estado].Members})} ON ROWS
FROM [Pedidos]

É isso. Respondido, Camila?

4 comentários sobre “Cruzando Duas Hierarquias da Mesma Dimensão

  1. Opa, respondido Fábio. Valeu!
    Vou fazer meus testes aqui.
    Uma pergunta boba: Tu usas o schema-workbench com o pentaho 5? Não consigo publicar meus cubos com ele. Acabo criando os cubos com o Data Source Wizard e alterando as hierárquias no administrador de Data Sources.

    1. De nada, Camila. Nenhuma pergunta é boba. Sim, eu uso o PSW normalmente, da mesma forma que fazia no 4.x. Na verdade, é até mais fácil agora, já que não precisa mais ter uma senha de publicação. Você precisa apenas criar a fonte de dados JDBC no BI Server, como sempre.

  2. Prezados,

    Aqui em SP há poucos CT que ministram Pentaho, apostilas e fóruns ainda não atendem a demanda. Vocês podem me ajudar com tutoriais, apostilas….Já instalei o Pentaho porém não sei como utilizar.

    1. Julio, eu sou suspeito para falar, he he, mas recomendo o livro Pentaho na Prática (http://www.amazon.com.br/Pentaho-na-Pr%C3%A1tica-ebook/dp/B00CEQFDU0/). Ele é resultado de anos ensinando Pentaho. Ele traz exemplos de como usar todas as ferramentas da suite passo-a-passo, para as necessidades mais básicas (ETL, relatórios, OLAP e relatórios ad hoc.) Dê uma olhada. Você pode explorar também o site companheiro, em http://www.pentahonapratica.com.br/portal/. O custo dele vai subir em breve, quando sair a próxima revisão.

Deixe uma resposta

