Você sabia que a plataforma Pentaho é um produto patenteado? Sim, é Software Livre sim – um dos mais livres que eu conheço, aliás. Mas ele é patenteado.

Não me perguntem como pode isso. Não faço a menor idéia de como funciona patente com SL.

Vocês podem acessar um PDF da patente aqui. Se esse link se quebrar, a melhor forma de reencontrar esse documento é ir ao escritório de patentes dos EUA e clicar no link Quick search. Mas a página deles é tão maluca que eu só consegui recuperar o texto certo porque eu tinha uma cópia impressa (veja um screenshot dela abaixo.)

Frontispício da patente. Use esses dados para procurá-la no USPTO.
Frontispício da patente. Use esses dados para procurá-la no USPTO.

O nível de detalhes da patente chega à definição de alguns XMLs, ao desenho da plataforma e outras minúcias. O mais bacana desse documento, na minha opinião, é a justificativa para ele:

Começo da patente pentaho. A parte background é a mais interessante.
Começo da patente pentaho. A parte background é a mais interessante.

É isso! Boa leitura! ;-)

Deixe uma resposta

