Esse é um post de autor óbvio, ou seja, eu vou florear até falar algo óbvio. Se você está sem tempo, pule para Conclusão?, quase no final. Se está com tempo de sobra e quer se distrair, bom, pegue um café, recline-se e siga em frente. Você foi avisado. ;-)

Não percebemos, mas repetimos muito mais do que pensamos. Você já deve ter passado por isso: estuda para uma prova, decora uma definição, faz a prova, escreve a resposta correta (que você colou da sua memória) e ganha dez. “Ah”, pensa você, “eu aprendi e agora eu sei”.

Nada mais distante da realidade.

A primeira vez que eu experimentei isso foi no colegial: meu hobby era Química, e eu queria fazer uma reação qualquer – não me lembro. Eu parei e pensei sobre o que meu professor havia explicado algumas aulas antes, sobre estequiometria. De repente, comecei a ter dúvidas. Fui ao livro, reli, li de novo e – bangue! – eu entendi! Claro como o ar ao nosso redor, a estequiometria da reação, mais o peso molar e outros detalhes me diziam quantas gramas eu precisava de cada material para que a reação desse certo, e quanto eu produziria.

Mais tarde aconteceu de novo, várias vezes. Uma vez foi embaraçante: anos depois de acabar a faculdade, eu estava ministrando uma aula de exercícios sobre Eletromagnetismo (eu sou Físico) quando um aluno me fez uma pergunta. Eu repeti a pergunta dele em voz alta (claro, já que eu não sabia a resposta de cabeça e precisava ganhar tempo) e dois semestres de Eletromag (ministrados pelo cara que foi chamado à Cambridge para explicar a revisão que ele fez de Newton – duh) caíram fulminantes na minha cabeça. Eu comecei a rir meio descontroladamente e respondi ao aluno. E minha resposta foi tão clara que eles abriram a boca em um uníssono “ahh!…”.

E esse floreio todo é para dividir com vocês o que acabou de acontecer comigo:

Insights, Tecnologia, Processos e Ferramentas

Quando eu escrevi a primeira versão do curso da 4Linux de BI com Pentaho eu precisei criar alguns slides sobre os princípios por trás da tecnologia. Até meia hora atrás eu estava certo de ter fechado o assunto. O primeiro slide diz isso:

São insights (sacadas) sobre seus negócios, oportunos, precisos, valiosos e práticos, e os processos e tecnologias usados para obtê-los.

Swain Scheps, Business Intelligence for Dummies

O slide seguinte mostra a gravata borboleta do BI:

A gravata borboleta do BI.
A gravata borboleta do BI.

E daí? Não há nenhuma ligação entre esses dois assuntos, nos slides. Quando eu ministro a aula, eu acabo dizendo “e o Pentaho é a ferramenta para obtermos isso”, mas é muito pouco. É mais algo óbvio que eu falava em voz alta do que uma conclusão real, uma ligação intencional entre o conceito de BI do Scheps e os recursos de que a plataforma dispõe.

Depois de reler os mesmos slides pela enésima vez uma campainha soou no meu cérebro:

A Suite Pentaho possui as ferramentas e tecnologias para construir a infraestrutura e os processos que habilitam os analistas de negócio a obter insights oportunos, precisos, valiosos e práticos sobre seus negócios.

Eureka! Como eu não pensara nisso antes?! Tão óbvio, tão simples, tão… tão na cara!

Conclusão?

Eu sempre digo que não existe uma só definição de BI – cada fornecedor, acadêmico ou praticante tem sua definição predileta. A minha é a que o Scheps descreve.

Já a plataforma Pentaho tem uma definição mais clara: um framework para criação de sistemas de suporte a decisão, centrado em processos e orientado a soluções (não sabia?? bom, raramente falamos isso porque é abstrato demais.)

Mas como BI e Pentaho se relacionam? Óbvio:

A Suite Pentaho possui as ferramentas e tecnologias para construir a infraestrutura e os processos que habilitam os analistas de negócio a obter insights oportunos, precisos, valiosos e práticos sobre seus negócios.

Óbvio, não?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

