Minha proposta neste blog é adicionar valor, ou seja, sempre trazer artigos que agreguem algo ao leitor e nunca copiar nada. Ocasionalmente eu abro uma exceção e compartilho algo que eu achei muito interessante, e que serve aos leitores.

E aqui está um destes casos: Marco Garcia, da CETAX, escreveu um artigo sobre Big Data. É, artigo. Isso: Big Data. Novidade, né?

Sim!

O Marco está nesta vida de consultoria de BI há alguns anos. Eu o conheci na minha primeira oficina de Pentaho, num Conisli em 2008, e ele já tinha um bom tempo de estrada. O que torna o artigo dele interessante não é só o assunto (da moda, ok), mas a forma como ele o aborda: é uma verdadeira aula prática de como tratar uma questão usando BI, com ferramentas e conhecimento de negócio para tirar sentido das coisas. Primeiro ele examina o contexto usando dados que ele considera relevantes a partir da experiência dele no campo. Daí então ele avalia algumas pergunta típicas que têm ouvido, usando suas observações iniciais para orientar suas conclusões (interessantes, diga-se de passagem.)

Resumindo, é uma novidade pela forma analítica com a qual ele trata o assunto, que serve como uma aula prática sobre BI. Acho que vale muito a pena ler o artigo dele. Boa diversão!

Deixe uma resposta

