Na minha cabeça, todo bom trabalho começa com um bom entendimento do problema. Se isso sair errado, todo restante fica comprometido.

Comecei a ler o Mondrian in Action. Passei o prefácio, introdução, blá, blá, blá e cheguei no capítulo 1. Primeira sentença:

Business analytics is a process for gaining insight into business performance based on the analysis of historical data.

Caraca, isso é gênio puro! Eu sonho em um dia poder começar um trabalho escrevendo uma coisa tão simples, concisa e precisa! Nunca mais eu vou gastar minutos explicando o qué análise de negócios (ainda não achei uma boa tradução para Business Analytics). A partir de hoje eu só vou dizer:

Análises de Negócios (BA) é o processo de obter percepções acerca do estado dos negócios baseado na análise de dados históricos.

Mondrian in Action, 2013

De uma só tacada ele envolve o rendimento e o estado (performance) dos negócios com temporalidade (dados históricos) e a busca de conhecimento (análises.)

Eu não sabia o que era BA. Agora eu sei.

Um comentário sobre “O que é Business Analytics

Deixe um comentário

