O jPivot é feio de doer – é o que dizem. Particularmente, eu aprendi a me virar com ele, e o acho até que bem funcional. É pouco prático para certas operações, como remover o total da coluna ou filtrar nas dimensões. Mas não é de todo ruim.

Quando saiu o Pentaho Analyser, o jogo mudou: o Pentaho passou a ter um navegador OLAP de primeira, com muito da parafernália típica das ferramentas comerciais, como o MicroStrategy. Ainda não tem tudo, e nem sei se realmente precisa, mas tem muitas coisas.

Pouco depois a comunidade se moveu, e lançou o Pentaho Analysis Tool, renomeada para Saiku mais tarde. De novo, esse cara mudou o jogo para a versão comunitária do BI Server (o Analyser é proprietário, e só vem no BI Server Enterprise Edition.) O BI Server CE passou a contar com uma interface OLAP moderna, prática, intuitiva, fácil de usar. O Saiku ainda tem a impressionante vantagem de poder usar metamodelos e esquemas Mondrian na mesma interface, sem diferenciar a – é tudo fonte para relatórios.

Mesmo assim, eu não conseguia achar nem um nem outro boas soluções. Eram bonitos e práticos, ok, mas ainda faltava alguma coisa. OLAP não é relatório. Tentar transformar uma coisa elaborada, sutil, sofisticada como OLAP em um relatório plano era descartar uma das coisas mais valiosas do OLAP – a hierarquia.

“Mano cê pirou,” dirão vocês, porque tanto o Saiku quanto o PA usam as hierarquias e permitem drill down e roll up nelas. O Kimball mesmo, na primeira edição do DW Toolkit, explica que drill down é a operação de adicionar mais colunas ao relatório, aumentando o nível de detalhe exibido, e que roll up é remover colunas, agregando mais os dados. Por isso podem me chamar de Pairulito e dizer que sou antiquado, mas dispor de um botão que, clicado, expande o nível hierárquico seguinte – ou seja, faz um drill down – é muito bacana.

Navegador OLAP OpenI, planilha.
Navegador OLAP OpenI, planilha.

E é aqui que entra o OpenI. Ele é um cruzamento do jPivot com o Saiku. Ele mantém a navegação por botões, com todas as funcionalidades do jPivot, mais toda conveniência do Saiku (e do Analyser, porque não?) Ele ainda não dispõe de coisas como a janela de seleção de membros para filtrar dimensão, nem as opções de contexto (botão direito do mouse) na célula, como o Keep only X ou Remove X. Quem sabe esse tipo de evolução esteja nos planos da OpenI.org? (Eu vou verificar, de qualquer forma.)

Navegador OLAP OpenI, aba de gráfico.
Navegador OLAP OpenI, aba de gráfico.

Então é isso: o OpenI é uma nova-velha interface OLAP, que tem a vantagem de navegaro o OLAP de maneira mais olap-ística e menos relatorial, menos feio que o jPivot e com quase tantos recursos quanto o Saiku.

2 comentários sobre “Navegador OLAP OpenI

    1. Glauber, não, obrigado pela dica. Estou vendo agora. (Adendo) Entendi: ele não é um plugin a la Saiku, mas uma biblioteca que pode ser usada para montar um visualizador OLAP. Pelo jeito ainda leva um tempo para chegar à linha de frente. Seria mais legal se Mr. Hyde e cia. bela endossassem-no.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s