O título é um tanto quanto mal-educado, mas ele tem a virtude de ser claro.

Veja o dashboard abaixo, retirado de um caso real encontrado na Internet:

Como distribuir um controle ruim de forma inadequada.
Como distribuir um controle ruim de forma inadequada.

Eu removi todos os nomes dos dials, apaguei os números e, para não facilitar, eu repliquei um mesmo dial algumas vezes. Eu quero apenas mostrar o layout, não os dados, porque eu não vou citar a fonte. Se o cliente desse painel não reclamou, então quem sou eu para apontar o dedo? E depois, duvido que o autor decida mudar, que o próprio cliente entenda a razão – acho mais provável eu ser atacado que agradecido (ou mesmo ignorado.) Mas a vocês, meus leitores fiéis que buscam algum conhecimento, eu deixo aqui a dica.

Stephen Few, no livro Information Dashboard Design, explica porque o controle de dial (ponteiro) é ruim: ele ocupa muito espaço para mostrar uma informação pequena, e é difícil de comparar. Para se ter uma idéia, todos os dials acima tinham os limites diferentes. A única informação tirada da visualização de quase todos ao mesmo tempo era… nenhuma.

Observe a figura de novo: você conseguiria, em um relance, dizer quais e quantos indicadores ultrapassaram cada meta? NÃO! É preciso olhar um por um, guardando os casos especiais de cabeça, rolar a página e continuar o processo!!! É ridículo! Um painel desses pode ser muito mais útil se colocado em um gráfico de barras! Ao invés de ajudar o cliente, e facilitar tudo, ele dá mais trabalho!

A página inteira tem 13 dials. Stephen Few sugere o uso de outro controle para esse tipo de apresentação: bullet graph. Usando o Gimp e imagens do bullet chart coletadas da Wikipedia, eu refiz o dashboard. Veja abaixo duas opções de como poderia ter sido:

Recuperando um painel estragado: bullets charts na vertical.
Recuperando um painel estragado: bullets charts na vertical.
Recuperando um painel estragado: bullets charts na horizontal.
Recuperando um painel estragado: bullets charts na horizontal.

E agora? Pode me dizer, de um relance, quais e quantos indicadores ultrapassaram as metas? Quais requerem ação? Eu não apenas tornei o painel útil e prático (que são suas funções básicas – ser útil e ser prático), como ainda adicionei informação, enriquecendo a experiência!

E tudo que eu precisei foi deixar de lado uma idéia velha, que nunca funcionou direito. É isso.

4 comentários sobre “Como Estragar um Painel

  1. Esse controle me mostra que estou em uma situação confortáveil em todos os indicadores (área verde). Nenhum requer um aprofundamento de análsie. Se as áreas verde/amarela/vermelha não estão corretamente dimensionadas, isso é falha de quem fez o dashboard, não do tipo de dashboard.
    Realmente, os gráficos com barras são muito mais precisos do que gráficos de pizza e gauges.

    1. A questão não é fazer ou deixar de fazer, nem o tamanho das seções coloridas. A questão é pegar uma Ferrari, potente, e trocar sua carroceria linda, sexy, por uma de um Fiat 147, horrenda, broxante. ;-) Mas gosto não se discute, e se o cliente faz questão de um produto feio, bom, pagando bem, que mal tem, não é? ;-)

  2. do you know how to create a secondary Y-Axis?
    I mean like in the revenue and profit bar chart (you show percentage at right side)

    ————————

    você sabe como criar um secundário eixo Y?
    Quero dizer, como na receita e lucro gráfico de barras (você mostra a porcentagem do lado direito)

    1. Emiliano, não sei não. Eu tenho muito pouca experiência com C*Tools. Com certeza essa opção deve existir, mas não sei como fazer. Tente o fórum do Pentaho no Brasil. O próprio Pedro Alves dá plantão por lá.

Deixe um comentário

