Com o excelente ano de 2012 acabando – e eu em merecidas férias – é hora de pensar no que fazer em 2013. Essa é uma pequena lista de coias que eu pretendo abordar no ano que vem:

  1. Data Vault: acabei de ler o livro e estou fazendo uns testes. Podem contar como um dos meus próximos tópicos.
  2. Banco colunar: o LuciDB é um banco de dados especial para Data Warehouses, e passou da hora de eu fazer alguns testes nele. Já tenho o post bolado, só preciso implementar e medir os resultados.
  3. PostgreSQL 9.2: ele veio com algumas mudanças interessantes para Data Warehouse. Vou testá-lo e compará-lo com o LuciDB.
  4. Infobright: outro banco colunar dedicado a Data Warehouses, mas derivado do MySQL. Mesma vontade: comparar com Postgres 9.2 e LuciDB.
  5. Bonita: eu mantenho um blog sobre o Bonita Open Solution, uma solução de BPM livre e fantástica – o Pentaho do BPMS. Eu estou trabalhando numa séries de posts para testá-lo e pretendo construir uma solução de BI sobre o meu processo.
  6. Pré-Agregadas: já faz uns anos que eu quero escrever um artigo completo sobre isso. Quem sabe dessa vez vai?

Isso é o que está na minha lista, mas outras coisas devem vir. Por exemplo, quero completar a solução de BI do Apache , li um livro sobre dashboards que me deixou com algumas idéias e estou lendo um livro sobre Data Mining do qual vou testar algumas coisas também. E, é claro, conto com sugestões de vocês sobre quaisquer assuntos relacionados à BI.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Até 2013!

Deixe uma resposta

