De vez em quando um acidente nos dá um presente. Eu ia apertar “2” no teclado e meu embotado cérebro de fim-de-ano levou o dedo direto no “F2.” No milisegundo entre me tocar do erro e algo acontecer eu esperava que nada ocorresse, ou viesse uma mensagem de erro. Mas não, o que aconteceu foi o Spoon me mostrar essa tela:

Tela de entrada e edição de variáveis de ambiente no Spoon
Tela de entrada e edição de variáveis de ambiente no Spoon

É isso mesmo! Apertar F2 no Spoon (a interface gráfica do Pentaho Data Integration – ambos eternamente confundidos com o Kettle, antigo nome do PDI) mostra uma tela para editar as variáveis de ambiente do PDI! Basta clicar com o botão da direita do mouse sobre qualquer linha e selecionar “Insert before…” para criar uma nova variável. Assim que o Spoon é fechado, o arquivo de variáveis é regravado, e inclui quaisquer novas variáveis que você tenha criado.

Quaisquer novas variáveis usadas pelo PDI devem ser incluídas no kettle.properties. Quando estamos criando algo e descobrimos a necessidade por uma nova variável, devemos incluí-la no kettle.properties e recarregar o Spoon, para que ela seja carregada. Ou então devemos entrar a variável na tela de lançamento da transformação (que aparece quando você clica o botão de play ou aperta F9.) O primeiro te obriga a reabrir o Spoon quando precisar de uma nova variável. O segundo enche a paciência de cara, por te obrigar a (no mínimo) colar o mesmo parâmetro todas as vezes em que testar a tranformação.

Usando a tecla F2 Escapamos de editar o kettle.properties e restartar o Spoon, e da chateação que é inserir a variável o tempo todo na tela de execução da transformação!

E foi um acidente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s