A Pentaho acabou de lançar o BI Server 4.8. Por enquanto só a versão EE, que vai ser disponibilizada como download de teste e para os clientes. Depois as novidades vão porejar para o SourceForge, onde será colocado a CE.

Novidades

Pentaho para iPad! Chamado de Pentaho Mobile, é a uma versão da interface do BI Server, que reconhece que está sendo acessado por iPad e oferece uma gama de novos recursos. Além disso, essa extensão da plataforma a torna mais fácil de ser embebida em outros aplicativos e plataformas.

Grande dado! A parte de Big Data da suite ganhou uma funcionalidade nova: Instaview. Segundo o site da Pentaho, com ele você expõe sua “base” Big Data com muito pouco esforço. Ainda não consegui testar, mas pelo que deu para ver, é uma mistura de PDI com BI Server (não sei se web ou não – me pareceu local) no qual você importa seus dados e sai explorando. Muito parecido com o PDI + Agile plugin, mas com uma aparência dolorosamente reminiscente à Apple…

Será que o Instaview é a famosa unificação de ferramentas de desenvolvimento que a Pentaho vem buscando? Com certeza não é a união metamodelo + esquema OLAP, pois o Brian disse que ainda se vão alguns anos até lá.

Em Geral

Nenhuma grande mudança de aparência no BI Server, mas com certeza muitas melhorias internas. Acabei de baixar e vou testar. Stay tunned!

Acesse o site da Pentaho para saber mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s