Quer dizer, quase tudo.

Foi assim: eu estava traduzindo a interface da 3.10 para português – nem toda ela vem pronta “de fábrica” – e precisei debugar algumas páginas, scripts etc. No meio do script launch.jsp eu encontrei o seguinte:

hasAnalyzer = pluginManager.getRegisteredPlugins().contains(“analyzer”);
hasIteractiveReporting = pluginManager.getRegisteredPlugins().contains(“pentaho-interactive-reporting”);
hasDashboards = pluginManager.getRegisteredPlugins().contains(“dashboards”);

isCE = !hasAnalyzer && !hasIteractiveReporting && !hasDashboards;

Eu olhei aquilo mas não entendi, de cara, a implicação da última igualdade. Assim que meu cérebro entendeu o código como uma frase em inglês, fez sentido: éCE = NÃO (Tem Analyzer) E NÃO (Tem IR) E NÃO(Tem Dashboards).

Isso mesmo: o BI Server É Community Edition se NÃO TEM (plugins da EE.) Leia ao contrário: se o BI Server não tem plugins da EE, então ele é CE. A única diferença – APARENTEMENTE!!! – entre as duas versões 3.10 é a existência dos plugins de visualização de dados! Engine, arquitetura etc. aparentemente é o mesmo. Talvez tenha alguma classe a mais, algum outro componente liberado (como clusterização, sei lá), mas ainda continua sendo praticamente o mesmo produto.

Para aqueles que sempre disseram que a Pentaho tem dois produtos, um CE e um EE, fica aqui a dica: eu nunca vi evidência que suportasse essa presunção. Muito pelo contrário. Eu acabei de achar uma evidência que suporta o que eu sempre disse: a única diferença entre os BI Servers são as coisas “a mais” que a Pentaho põe, mas nada a menos.

E só para constar: eu tive oportunidade de conversar com um engenheiro da Pentaho em maio deste ano, e perguntei isso a ele. A resposta dele bate com o que eu pus aqui: exceto por um ou outro plugin, e alguma facilidade maior na administração, são o mesmo produto. Mas até ai ele poderia estar vendendo o peixe da empresa.

Sabe, eu bem que podia bater o binário dos dois… Tipo, o compilado. Dá para fazer sem virar um inferno…

Hmm…

Deixe uma resposta

