Acabei de receber, pela empresa em que trabalho, o livro Data Mining Techniques, um catatau de 847 páginas (perdeu da apostila do Pentaho Bootcamp!) Como eu sou um cara diligente, comecei pelo prefácio onde li, logo no primeiro parágrafo, o seguinte:

(Os autores) estão convencidos que bons resultados não são determinados pelo fato de o software ser proprietário ou open source, linha de comando ou point-and-click; bons resultados vêm de pensamento criativo e metodologia sólida. (Minha tradução.)

Eu queria ter escrito isso. O mais perto que eu consigo chegar é dizer que Data Mining pode ser feito com papel e caneta, porquê não é a ferramenta, mas a técnica que gera resultados.

O subtítulo do livro é “For Marketing, Sales and Customer Relationship Management.” No capítulo dois ele revisa vários conceitos típicos dessa área, como aquisição e retenção de clientes, recuperação, relacionamentos baseados em assinatura ou em evento etc. Muito bacana!

Se você é da área, já deve conhecer esse livro. Se é, e ainda não o leu, faça de conta que ninguém percebeu, compre e leia rapidinho! ;-)

 

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